Quando falamos de segurança do trabalho, é muito comum associarmos esse nome ao ambiente de trabalho industrial, onde existe uma maior concentração de colaboradores. Com suas linhas de produções gigantescas, ocupadas por centenas, e até, milhares de colaboradores simultâneos, muitas normas regulamentadoras estão ligadas diretamente ao ramo industrial.
Porém, os riscos durante a atividade de trabalho não são exclusivos da indústria, inclusive, alguns ambientes de trabalho podem ser altamente perigosos se as medidas de segurança não forem adotadas como prática diária, e se os profissionais da área não adquirirem preparação e conhecimentos adequados para a execução das tarefas.
Falaremos agora da NR 32 - Segurança no trabalho em serviços de saúde.
A NR-32 tem o objetivo de preservar a saúde de todos que trabalham com prestação de assistência à saúde da população. Tanto os profissionais da área da saúde, quanto os trabalhadores da limpeza, agentes da segurança, pacientes e outros, estão expostos a grandes riscos diários quando entram em contato com esses ambientes. Esses riscos passam a não ser apenas físicos, mas também, químicos e biológicos. Mesmo uma breve passagem por esses ambientes deve ser tratada com rigoroso cuidado, exigindo medidas para prevenir os ricos e diminuir as chances de acidentes, infecções, contaminações, entre outros.
O nosso curso NR32 - Treinamento e Capacitação para Profissional da Saúde irá te auxiliar no processo de conhecimento da NR-32, te apresentando os conceitos de segurança aplicados pela norma, o cuidado necessário dentro das áreas de risco, ensinando-lhe a maneira correta e segura do manuseio de itens infecciosos, como também, o local adequado para descarte e todas as outras medidas de segurança que irão ajudar a combater e prevenir riscos de acidentes no ambiente hospitalar.
Quem deve fazer o curso NR32 - Treinamento e capacitação para o Profissional de Saúde?
Qualquer profissional que tenha contato direto com áreas de prestação de assistência a saúde da população, tem, por obrigação da norma, o dever de adquirir conhecimento sobre os riscos e possibilidades de acidentes, como também, praticar as medidas de segurança descritas na NR-32.
A NR-32 deve ser aplicada em diversas edificações, como, por exemplo: aos ambulatórios médicos e odontológicos, clínicas, laboratórios de análises, hospitais, etc.
Muitos profissionais têm contato direto com os riscos apresentados nessas edificações e o conhecimento da norma torna-se responsabilidade, tanto do empregador, quanto do empregado, então, o compartilhamento de informações e conhecimento se tornam ferramentas importantes no combate aos riscos.
Como profissional de uma dessas áreas de atuação, é de extrema importância que você conclua nosso curso NR32 - Treinamento e Capacitação para profissional da saúde.
Quais os principais riscos que a NR-32 busca combater?
Ao exercer atividades em áreas que realizam assistência a saúde da população, o profissional que tenha contato com essas áreas estará exposto a uma série de riscos que precisam de medidas para preservar a saúde dos frequentadores do local. Durante o nosso curso NR 32 - Treinamento de Capacitação para Profissional da Saúde, você será orientado por profissionais capacitados a como agir em relação a esses riscos, sendo eles:
Riscos físicos
Esses riscos são causados por questões de temperatura, riscos de radiação, ruídos excessivos que podem prejudicar a saúde de uma pessoa, etc.
Riscos químicos
Os produtos e substâncias químicas podem causar lesões gravíssimas a saúde daquele que não se atentar as medidas de prevenção e principalmente, ao uso adequado do EPI (equipamento de proteção individual). Permitir o contato com a pele ou a inalação dessas substâncias podem causar problemas irreversíveis para a saúde.
Riscos biológicos
O contato direto com outras pessoas é sempre um risco a nossa saúde. Em ambientes hospitalares, o cuidado precisa ser redobrado. Entre os riscos de natureza biológica estão: risco de infecções, alergias, doenças autoimunes, entre outros riscos envolvendo a manipulação de componentes biológicos.
Riscos por acidente
Esses riscos são aqueles ligados diretamente ao trabalhador e sua interação com os objetos na execução das atividades. É importante atentar-se aos riscos que envolve: uso inadequado de ferramentas, equipamentos ou máquinas em mau funcionamento, verificação de componentes elétricos e riscos de curto-circuito, entre outros.
Jardim Nilópolis CampinasCurso Online NR-32 Capacitação para Profissional de Saúde
- Acesso pelo Mundial Cursos
Conteúdo do curso (100% DIGITAL)
1 de 1
Quais são os benefícios ao adquirir o curso NR32 - Treinamento de Capacitação para profissional da Saúde?
Além de garantir a sua segurança e dos demais envolvidos nos ambientes de trabalho da área da saúde, adquirir nosso curso lhe concederá vantagem na disputa por vagas no setor, visto que o cumprimento da norma é uma exigência obrigatória, como determina a norma regulamentadora, NR-32.
Atestar esse conhecimento te permitirá alcançar novas atividades, que não são permitidas sem a certificação, além de agregar valor a sua carreira profissional. Vale lembrar que é dever do empregador e também do empregado zelar pela saúde dos demais e manter o lugar de trabalho livre dessas ameaças. Um profissional certificado beneficiará o coletivo, melhorando a experiência de todos à sua volta.
O que vou encontrar no curso NR32 - Treinamento de capacitação para profissional da Saúde?
Durante nosso curso NR32 - Treinamento de capacitação para profissional da saúde, abordaremos vários temas importantes na NR-32 e nas práticas diárias de saúde e segurança. Ao todo, serão mais de 30 aulas, te guiando desde os aspectos mais básicos, até os riscos mais complexos dentro do ambiente de trabalho.
Com duração de 10 horas, você passará por temas como:
-
APH - Atendimento pré-hospitalar;
-
Condições para a prestação de primeiros socorros;
-
Acidentes domésticos;
-
Biossegurança;
-
Parada respiratória;
-
Reanimação cardiopulmonar;
-
Emergência e aula prática;
-
Parada cardíaca;
-
Trauma torácico;
-
Animais peçonhentos;
-
Atendimento à vítima de acidente com eletricidade;
-
Queimaduras;
-
Fraturas;
-
Quedas;
-
Ferimentos com e sem hemorragias;
-
Desmaios;
-
Crise convulsiva;
-
Envenenamento e intoxicação;
-
Transporte de pessoas acidentadas;
e muito mais.
Matricule-se agora mesmo e venha estudar conosco! Confira o que te espera na área de alunos e prepare-se para subir o nível da sua carreira profissional!